CRÔNICA DE MUDANÇAS URBANAS E SOCIAIS
Foi com o pseudônimo de Hilário Tácito que o engenheiro civil José Maria de Toledo Malta publicou, pela editora de Monteiro Lobato, em 1919, seu único romance, Madame Pomerry.
Ao longo do tempo, o volume foi sendo esquecido, ressurgindo através de um trabalho de preservação da memória pré-modernista, desenvolvido pelo setor de filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Madame Pommery é uma espécie de crônica de costumes, que tem como cenário a cidade de São Paulo do começo do século.
Hilário preocupou-se em focalizar as rápidas transformações ocorridas no meio urbano, contemplando-as paralelamente à vida que se escoava divertida em um bordel, o Paradis Retrouvé em que os consumidores passam da 'cervejada à champanha francesa', em alusão às transformações ocorridas.
O fio da meada é a história da prostituta polaca Madame Pommery, esperta, matreira, dotada de especial tino para 'negócios' e as relações da cafetina com os círculos mais abastados da sociedade paulistana, que culminam com o enriquecimento e com o casamento de Madame Pommery e a consequente entrada para uma vida mais sóbria na sociedade.
Em comentários paralelos, o narrador, em terceira pessoa, não omite o que lhe vai à cabeça, bem como tem por hábito explicar os processos que fazem parte da composição da obra, além de tecer considerações a respeito de suas observações.
Aspectos Relevantes
Como toda obra pré-modernista que se preze, a análise dos tipos sociais urbanos, a crítica ágil da hipócrita sociedade burguesa, numa denúncia da existência de dois Brasis, múltiplos em suas riquezas e composições é sempre o cerne de toda a narrativa.
O discurso ágil e os galicismos são típicos ao traçar a coloquialidade da fala na escrita