'Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: será que até aqui existem chineses fritando pastéis? Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: calma, você terá muito tempo para isso... Nos 367 dias que se seguiram o fenômeno não se repetiu. As oportunidades são únicas'. (Amyr Klink)
Procuro sempre iniciar um artigo com alguma frase de impacto e confesso que a citação acima me faz refletir muito a cerca da vida, pois o passado não se repete e o futuro é incerto. Certo somente é o dia de hoje, o aqui e agora. Vivamos então intensamente cada segundo do nosso presente, pois ele não voltará.
Há um conceito oriental que compara a oportunidade ou sucesso com uma pessoa careca, que possui cabelo somente na testa. Segundo esta analogia, quando a oportunidade chega devemos prontamente agarrá-la pela frente, pelos cabelos da testa, pois se passar e tentarmos pegá-la pela nuca será impossível.
Uma das palavras mais pronunciadas por pessoas que fracassam em atitudes, comportamentos ou empreendimentos é bem pequena, é o famoso “se”. Se eu tivesse feito diferente... Se eu tivesse nova oportunidade... Se eu não fosse tão... Se pudesse voltar atrás...
A grande maioria dos meus escritos é de cunho profissional, com foco em vendas e desenvolvimento de habilidades, mas lhe convido agora a sondar seu coração, sua vida e seu presente. Você não pode viver do “se”, ninguém é feliz quando a lamentação é presente. Ninguém é feliz culpando os outros, depositando esperança em pessoas que podem falhar. Ninguém é feliz sendo assombrado por seu passado. Ninguém é feliz se anulando, auto-sabotando sua própria existência. Ninguém é plenamente feliz esperando as oportunidades sem estar preparado ou esperando as coisas caírem do céu. Quero dizer que é possível viver sem problemas e revezes? Não, isso é uma heresia.
Precisamos perder, sofrer e chorar. Precisamos falir, necessitamos recomeçar. Somos felizes quando sabemos ressignificar e recontextualizar o que já passou. Somos felizes quando nossas atitudes são positivas e quando a motivação é o nosso combustível. Somos felizes quando o maior amor que sentimos é o amor próprio, quando somos apaixonados por nós, pelos outros e pela vida. Somos felizes mesmo na angustia, pois toda vez que perdemos ou fazemos algo errado, temos a oportunidade fazer diferente, com nova estratégia e ainda mais fortes. Hoje eu aprendi que quando Deus quer instruir-me, ele não me leva para a escola das bênçãos, mas para a escola das necessidades, pois assim exerço minha humildade, me torno introspectivo e exerço a minha grande ferramenta; a fé.
Meu conselho? Levante-se, siga em frente, não lamente, faça diferente, crie, invente.
O seu sucesso e a sua felicidade estão em suas mãos, você escolhe aonde que chegar.
Em um momento de genialidade o saudoso Gonzaguinha escreveu:
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Você é o piloto do seu cérebro, comandante das suas emoções, construtor do seu destino. O Sucesso pessoal, profissional ou emocional, independentemente de seu aspecto, é uma questão de escolha e na maioria das vezes os resultados são irreversíveis.
Viva intensamente!