Engenharia Cartográfica
Perfil Profissional
O aluno que pretende cursar Engenharia Cartográfica precisa gostar das Ciências Exatas, ser muito dedicado ao que faz e, além disso, saber trabalhar em equipe. Uma vez que o profissional desta área usa sistemas e tecnologia que estão em contínuo desenvolvimento, é necessário que tenha uma sólida formação básica e que consiga se manter atualizado. A atividade mais exercida é a de mapeamento, ou seja, a elaboração de bases cartográficas, fundamentais no planejamento, elaboração e execução de qualquer projeto de engenharia, bem como a organização de cadastro técnico multifinalitário. Além disso, o egresso tem como campo de atuação a área de geoprocessamento, onde atua na elaboração e manutenção de banco de dados geográficos.
Mercado de Trabalho
As atividades de mapeamento exigem que o engenheiro cartógrafo atue em áreas como Topografia, Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Outro ponto importante é que o engenheiro cartógrafo é o profissional habilitado para a geração de infraestrutura geoespacial, que é a área que crescerá exponencialmente nos próximos anos. Exemplos de uso destas tecnologias são os sistemas de navegação em automóveis, os sistemas de buscas geoespaciais na Internet e os sistemas de visualização geoespacial em rede, como o GoogleEarth.
Matérias
- Administração e Organização de Empresas de Engenharia
- Álgebra Linear
- Cálculo I
- Economia de Engenharia
- Estabilidade de Estruturas Geodésicas
- Expressão Gráfica
- Física
- Geologia e Geoquímica
- Geometria Analítica
- Geometria Analítica
- Programação aplicada à Engenharia Cartográfica
- Antropologia Cultural
- Geografia Social e Econômica do Brasil
- História da Geodésia e Cartografia