Quando se fala em política, muitas pessoas pensam exclusivamente em corrupção e falta de ética. No entanto, é necessário lembrar que a política nasceu como uma forma de transformar a realidade e de garantir a igualdade de direitos entre os diferentes membros de uma sociedade. Nesse cenário, o cientista político é alguém que conhece profundamente a história dos processos políticos e tem habilidades para definir tendências e sugerir caminhos.

Perfil do Profissional

O estudo da Ciência Política envolve diversas disciplinas das ciências humanas, como História, Geografia, Filosofia e Antropologia. O interessado em ingressar na graduação também precisa ter afinidade com o tema e muita disposição para a leitura.

Mercado de Trabalho

Quem se identifica com esse nicho pode prestar assessoria política aos órgãos públicos e às empresas privadas. No caso de Brasília, o mercado é amplo, com espaço nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Porém, as ofertas não estão só na capital: prefeituras também contam com serviços de consultoria na área. O bacharel em Ciência Política pode trabalhar em partidos, institutos de pesquisa ou com marketing político. No setor privado, o profissional pode atuar em bancos e indústrias como analista e organizador de estratégias políticas.

Matérias

- Introdução a Ciência Política
- Sociologia Clássica
- Introdução ao Direito
- Teoria Política Clássica
- Teoria das Relações Internacionais
- História Política comparada da América Latina
- Antropologia
- Formação Econômica do Brasil
- Política Externa Brasileira
- Introdução à Economia
- Metodologia Científica
- Estado Moderno e Contemporâneo
- Direito Constitucional e Direitos Humanos
- Teoria da Democracia
- Políticas Públicas
- Valores Políticos
- Métodos Quantitativos em Ciência Política
- Metodologia da Pesquisa
- Pensamento Social e Político Brasileiro
- Sociologia Contemporânea
- Antropologia da Política