Equinócio e Solstício
O movimento de translação, ou seja a volta da Terra ao redor do Sol, demora um ano para se completar. Conforme se verifica na figura, o planeta realiza esse movimento com uma inclinação de 23º 27’ em relação ao seu próprio eixo. Assim, a quantidade de calor recebida em um mesmo ponto da superfície da Terra varia de acordo com a época do ano, o que determina a existência das estações. Nas sociedades pré-industriais, os tempos de plantio, germinação e safra condicionavam o tempo do trabalho e o do descanso. Atualmente a alternância das estações do ano continua a funcionar como mecanismo regulador das atividades agrícolas. Além disso, em muitas regiões, a indústria do turismo está condicionada pelo ciclo sazonal.
No solstício de verão do hemisfério sul (21 de dezembro), o Sol incide perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio. Isso significa que o hemisfério norte está recebendo uma menor quantidade de luz solar; por isso; vive a sua estação mais fria, marcada por dias mais curtos e noites mais longas. No solstício de verão do hemisfério norte (21 de junho), o Sol incide perpendicularmente ao Trópico de Câncer, caracterizando a estação fria no hemisfério sul. No início da primavera e do outono (equinócios), quando o Sol incide perpendicularmente ao equador, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar e os dias e noites têm duração igual em ambos.
No outro extremo, também devido à inclinação da Terra, uma parte da superfície do planeta não recebe luz solar durante o inverno do hemisfério onde se situa. O círculo polar delimita uma área (entre os 66º33’ e 90º) na qual o inverno é sinônimo de noite que chega a durar meses. Entre os trópicos e os círculos polares estende-se a Zona Temperada, que recebe menos quantidade de calor que a Zona Glacial.
Comentário:
Particularmente já constatei pessoalmente estas diferenças. Por exemplo, no Rio de Janeiro, no verão, o dia é mais longo, sendo assim, podemos ficar nas praias tomando banho de mar até aproximadamente às 20:00 h (que o céu ainda está relativamente claro). Já aqui no Nordeste (Alagoas), na mesma época, o céu escurece normalmente por volta das 18:00 h.