Psicólogo suíço (9/8/1896-17/9/1980). Especialista em psicologia evolutiva e em epistemologia genética, revoluciona a pedagogia ao derrubar conceitos tradicionais relacionados com a aprendizagem. Nasce em Neuchâtel e estuda ciências e filosofia na universidade local. Muda-se para Zurique em 1918, para trabalhar nos laboratórios de psicologia de G.F. Lipps e estagiar na clínica psiquiátrica de Eugene Bleuler.

Estuda com Carl Gustav Jung no mesmo ano. Em 1919 entra na Sorbonne, em Paris, para estudar psicopatologia. Trabalha no hospital psiquiátrico de Saint'Anne e faz pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças parisienses e deficientes mentais no hospital de Salpatrière.

Em 1921 escreve os primeiros ensaios. No mesmo ano assume a direção do Instituto Jean-Jacques Rousseu, de Genebra, onde aprofunda seus estudos sobre a inteligência e leciona psicologia infantil na Universidade de Genebra.

Entre as obras principais estão A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923) e O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924). Entre 1957 e 1973 publica Estudos de Epistemologia Genética. Morre em Genebra.