Engenheiro e arquiteto brasileiro (1851-1928). Conhecido pelos projetos em São Paulo, entre eles o do Teatro Municipal. Francisco de Paula Ramos de Azevedo nasce em Campinas. Estuda na Escola Militar, na Escola Central e depois na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.
Em 1875 completa os estudos na Bélgica. Seus trabalhos são escolhidos para ser apresentados na Exposição de Paris de 1878. De volta ao Brasil, instala-se na cidade natal. Em 1886 muda-se para São Paulo, depois de ter projetado várias casas particulares em Campinas.
Na capital é encarregado pelo governo do estado de construir o edifício destinado à Tesouraria da Fazenda. Faz ainda a sede de todas as secretarias do governo, da Escola Politécnica e do Correio Geral. Entre os cargos que assume, além da atividade de engenheiro, estão o de diretor do Instituto de Engenharia e o de diretor do Liceu de Artes de Ofícios.
Neste último estimula as atividades de uma escola profissional de caráter industrial, a primeira a funcionar no Brasil, a partir de 1900. Morre no Guarujá.